Brava Norte Praia Brava Itajaí

04 de agosto de 2024

BRAVA NORTE: Projeto de revitalização irá transformar a região em um polo turístico de referência

O projeto de revitalização da Praia Brava Norte em Itajaí é uma iniciativa que visa transformar a região em um destino turístico sustentável, valorizando o meio ambiente e a economia local. A proposta, elaborada pela Associação de Moradores e Proprietários da Praia Brava (APROBRAVA), contempla a criação de três parques: o Parque Natural Municipal do Canto do Morcego, o Parque Linear da Lagoa do Cassino e o Parque Linear da Orla, além da recuperação da restinga, a melhoria da infraestrutura e a implantação de equipamentos de lazer e esporte.

A ideia de implantação dos parques vem como uma alternativa à proposta de criação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Orla de Itajaí, reduzindo burocracias e insegurança jurídica que poderiam ser causadas pela implantação de uma APA.

A revitalização da Praia Brava Norte será benéfica para o desenvolvimento da cidade de Itajaí, pois contribui para a preservação da biodiversidade, a promoção da qualidade de vida, a geração de emprego e renda, a atração de investimentos e a valorização imobiliária. Segundo dados de janeiro de 2023 do Índice FipeZap, o preço do metro quadrado na região cresceu 15,76% nos últimos 12 meses, mostrando o potencial do mercado imobiliário local.

O projeto de revitalização também é vantajoso para a mobilidade e a conectividade da região, pois será complementado por outras obras que irão melhorar o acesso e o transporte entre a Praia Brava e as cidades vizinhas. Uma delas é o binário entre Balneário Camboriú e Itajaí, que prevê uma nova via de acesso entre as duas cidades, desafogando o trânsito na Av. Osvaldo Reis. Outra é o túnel submerso entre Itajaí e Navegantes, que irá facilitar o acesso ao Aeroporto Internacional de Navegantes, que fica a apenas 15 km da Praia Brava.

Portanto, o projeto de revitalização da Praia Brava Norte em Itajaí é uma proposta que merece ser apoiada e implementada, pois traz benefícios ambientais, sociais e econômicos para a região, tornando-a um exemplo de urbanização sustentável e um polo turístico de referência.

Os projetos conceituais foram executados pelos escritórios JA8 (participação na elaboração do projeto do Boulevard 14/32) e Hanasaki Paisagismo

O Jogo de Futebol Mais Alto do Mundo FG Empreendimentos

31 de julho de 2024

Paraquedistas jogam 'futebol' a 3 mil metros de altura em Balneário Camboriú

Bolas, feitas de materiais como areia e espuma expansiva, receberam fitas estabilizadoras para garantir voo controlado. Grupo saltou de um avião com capacidade para 15 atletas.

A partida nas alturas, acima da Praia Central e dos arranha-céus da cidade, faz parte de uma campanha institucional da FG, conhecida por construir alguns dos prédios mais altos do país, junto ao Sulreal Team, grupo que já fez até uma pista de dança pendurada nos ares.

A gravação ocorreu em junho, mas foi divulgada pela construtora na segunda-feira (29). O vídeo mostra os profissionais chutando a bola uns para os outros.

A preparação envolveu três meses de pré-produção, além de decolagens iniciais para ajustes e testes.

✈ Um avião com capacidade para 15 atletas foi fretado para as gravações, que ocorreram ao longo de quatro dias. Ao todo, foram 14 decolagens, estrategicamente planejadas, com capturas de mais de 30 cenas que compõem a produção.

A construtora tem quatro dos 10 maiores prédios residenciais do país, segundo o ranking internacional The Skyscrapper City.

 

Triumph Tower: FG construtora promete erguer o arranha-céu residencial mais alto do mundo Balneário

22 de julho de 2024

A FG Empreendimentos construtora promete erguer o arranha-céu residencial mais alto do mundo em Balneário Camboriú, município do Litoral Norte de Santa Catarina que já tem 8 dos 10 prédios mais elevados do país. A prefeitura informou que já aprovou o projeto, e a obra está autorizada a começar. A projeção é que o Triumph Tower, da construtora FG, passe de 500 metros de altura, segundo a prefeitura. Imagens do projeto não foram divulgadas. 

Atualmente, o edifício residencial mais alto do mundo é o Steinway Tower, em Nova York, com 435, 3 metros, conforme o ranking internacional The Skyscrapper Center. A mesma lista mostra que o maior prédio em altura do mundo é o Burj Khalifa, em Dubai, com 828,8 metros.

 

O arranha-céu será levantado à beira-mar na Barra Sul, onde ficam os atuais recordistas do país: as torres do Yachthouse, conhecidas pela aquisição do Neymar, que comprou ainda na planta uma cobertura avaliada em R$ 60 milhões, e o One Tower, também da FG (veja lista mais abaixo).

Esse último, com 290 metros, deixou de ser o residencial mais alto do país após o vizinho instalar pináculos de 13 metros no topo das suas torres gêmeas.

Lista atual dos mais altos prédios residenciais do Brasil

  1. Yachthouse by Pininfarina Tower 2 – Balneário Camboriú/SC – 294,1 metros
  2. Yachthouse by Pininfarina Tower 1 – Balneário Camboriú/SC – 294 metros
  3. One Tower – Balneário Camboriú/SC – 290 metros
  4. Infinity Coast Tower - Balneário Camboriú/SC - 234,8 metros
  5. Epic Tower - Balneário Camboriú/SC - 191 metros
  6. Copenhagen - Balneário Camboriú/SC - 190 metros
  7. Tour Geneve - João Pessoa/PB - 182 metros
  8. Kingdom Park Residence - Goiânia/GO - 181 metros
  9. Millenium Palace - Balneário Camboriú/SC - 177 metros
  10. New York Apartments - Balneário Camboriú/SC - 176 metros

 

Verticalização

Balneário Camboriú é a segunda cidade do país com a maior proporção de habitantes morando em apartamentos, com 57,22% da população, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em pesquisa divulgada no início de 2024.

Com 138.701 habitantes, o município conhecido como "Dubai Brasileira" pela imponência dos prédios, tem na verticalização das moradias um fator essencial para a alta proporção da população vivendo em apartamentos.

O município é segunda menor cidade em extensão territorial do estado, mesmo sendo a 12ª em população absoluta.