Balneário Camboriú conquista o primeiro lugar no Ranking Connected Smart Cities em Meio Ambiente

19 de setembro de 2023

Pela terceira vez consecutiva, Balneário Camboriú conquista o posto de destaque no Ranking Connected Smart Cities, que engloba municípios de todo o Brasil, mais uma vez na categoria Meio Ambiente. A honra foi entregue durante uma cerimônia no dia quatro de setembro de 2023, em São Paulo.

O que o Ranking Connected Smart Cities avalia?

Este prestigioso ranking celebra iniciativas inovadoras e sustentáveis em diversos setores, avaliadas por meio de 75 indicados. No tocante ao Meio Ambiente, foram criteriosamente avaliados aspectos relacionados ao saneamento básico, gestão de resíduos sólidos, monitoramento de áreas de risco, reciclagem de materiais e fornecimento de água.

O Ranking Connected Smart Cities está em sua 9ª edição e mapeou mais de 650 cidades em todo o Brasil. O evento foi concebido com o propósito de identificar as cidades com maior potencial de desenvolvimento do país, por meio de indicadores que avaliam inteligência, conectividade e sustentabilidade.

Os resultados completos do estudo foram divulgados em um caderno especial do Jornal O Estado de São Paulo.

Resultados de Balneário Camboriú

Além do reconhecimento em Meio Ambiente, Balneário Camboriú se destacou em outras áreas, confira:

<6ª posição em Economia

A cidade também brilhou no cenário nacional ao se posicionou entre as cinco primeiras em um ranking geral de municípios com população entre 100 mil e 500 mil habitantes. Na Região Sul, Balneário Camboriú conquistou o terceiro lugar no ranking geral, ficando atrás apenas das capitais Florianópolis (SC) e Curitiba (PR).

O troféu foi recebido pela secretária do Meio Ambiente, Maria Heloisa Furtado Lenzi, em nome do prefeito Fabrício Oliveira. Em suas palavras, o prefeito destacou que “mais uma vez Balneário Camboriú se destaca nesta premiação nacional, e num eixo temático importantíssimo para o conceito de cidades inteligentes, que é o do Meio Ambiente. Temos nos empenhado em obras e ações que transformaram nossa cidade em uma referência no assunto, com a universalização do saneamento básico (quase 100% de rede concluída), com o sucesso ambiental e de proteção costeira da obra de alargamento da Praia Central, com praias certificadas com a Bandeira Azul, e muitos outros investimentos neste setor que representa crescimento com sustentabilidade, com inovação e com qualidade de vida. Outro importante eixo que temos investido é o da mobilidade urbana. Recentemente, fomos uma das primeiras cidades do país a implantar transporte público com tarifa zero. Além disso, desenvolvemos diversos projetos de incentivo à micromobilidade, aumento da malha cicloviária, e, em parceria com as demais cidades da região, com a implantação de um mega projeto em andamento de mobilidade regional com transporte 100% elétrico e com integração rápida ao aeroporto mais próximo de Balneário Camboriú”.

Considerações finais

Balneário Camboriú é um exemplo de como as cidades podem prosperar, mantendo um equilíbrio crucial entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental.

E se você deseja investir na cidade, conte com a FG Empreendimentos, para ficar por dentro dos melhores lançamentos imobiliários.

Balneário Camboriú terá primeiro porto de cruzeiros com hotel seis estrelas no Brasil

08 de setembro de 2023

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) emitiu a Licença Ambiental de Instalação para o BC Port, o primeiro porto específico para transatlânticos no Brasil. O projeto, que foi autorizado pelo governo federal em 2019, aguardava o licenciamento para prosseguir.

 

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A obra é milionária e cercada de polêmicas: o BC Port enfrenta resistência na prefeitura de Balneário Camboriú, que considerou o empreendimento inviável. O prefeito Fabrício Oliveira (PL) chegou a manifestar-se à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), afirmando ser contrário à instalação.

Apresentado por investidores locais, o terminal, que deve ser construído na Barra Sul, na sequência do molhe, terá capacidade para receber dois navios de cruzeiro de uma só vez e prevê a construção de um hotel de seis estrelas, área de lazer, centro comercial com lojas e restaurantes, além de um heliponto. A obra prevê 30 meses para implantação, e investimento de R$ 456 milhões.

Primeiro no Brasil, porto de transatlânticos em Balneário Camboriú trará 5 novos navios

A licença concedida pelo IMA prevê um programa ambiental de implantação para redução de impactos e mitigação de danos. O projeto precisará ter inspeções diária de campo para avaliar eventuais desconformidades. O órgão ambiental também determinou registros mensais das estruturas implantadas e das atividades executadas.

O licenciamento foi impactado pelas obras de alargamento da Praia Central de Balneário Camboriú, finalizadas em 2021. O IMA chegou a questionar o município sobre a interferência do engordamento da praia sobre o projeto de infraestrutura turística que estava em análise.

FG Empreendimentos Arranha-céu de Balneário Camboriú foi destaque na maior feira construtiva da Amér

03 de setembro de 2023

A indústria da construção civil catarinense vem ganhando cada vez mais destaque e protagonismo no cenário nacional e internacional, não apenas pela valorização imobiliária, mas principalmente pela produção de tecnologia construtiva. Na noite desta quarta-feira, 09 de agosto, o gerente de operações da FG Empreendimentos, o engenheiro Gustavo Simas, participou da Concrete Show, a maior feira construtiva da América Latina, em São Paulo. Simas apresentou o case do Boreal Tower, abordando questões tecnológicas e de inovação em arranha- céus.

Dentre os itens que Simas destacou na apresentação, estão: qualificação da mão de obra, redução do cronograma, maior garantia de qualidade, segurança em todas as etapas, sustentabilidade e obra limpa. “No Boreal Tower projetamos uma redução de 60% nos resíduos produzidos”, destaca. E mais: “Importante destacar que todos esses processos apresentados e hoje aplicados são desenvolvidos dentro do departamento de inovação da FG, contando com benchmarketing internacional e com testes exaustivos para garantir o padrão de construção.